09/05/2022 Meio Ambiente

Unidade Móvel Veterinária da UCS realiza castrações de cães e gatos machos em Bom Jesus

A ação será dia 21 de maio e é direcionada a animais pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social

A Unidade Móvel Veterinária da UCS estará em Bom Jesus no dia 21 de maio, para, entre outras ações realizar a castração de cães e gatos machos. As atividades serão realizadas ao lado do prédio da Prefeitura na rua Julio de Castilhos. A iniciativa, uma parceria desenvolvida entre o curso de Medicina Veterinária e a administração municipal através das Secretarias de Meio Ambiente e da Agricultura, busca contribuir para o controle populacional de animais no município. Há também o apoio da Associação de Proteção Animal Vira-Latas de Bom Jesus.

A ação é direcionada a animais pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social. Durante a atividade é feita uma conscientização dos tutores dos animais, falando da importância da castração e posse responsável. Ao mesmo tempo, os tutores são orientados sobre os cuidados pós-operatórios.

As pessoas interessadas em levar seus cães e gatos machos para castrar deverão fazer um cadastro nas Secretarias de Meio Ambiente ou da Agricultura até dia 17 de maio. Será necessário a apresentação de um documento de identidade, comprovante de endereço e fazer parte do Cadastro Único dos programas sociais (Cadúnico).

Os procedimentos veterinários têm a supervisão de professores e as castrações são realizadas por estudantes capacitados, dentro da Unidade Móvel.  O secretário de Meio Ambiente Luiz Everton  Moojen Ferreira, destaca que a administração está realizando as adequações necessárias na sala de castração, em atendimento às exigências feitas pelo Conselho de Veterinária. “Nesta ação do dia 21 de maio também deverão ser castrados os animais que se encontram nas ruas”, observa.