14/03/2022 Turismo

Secretários participam da apresentação do programa de Polos Produtivos Locais do MDR

A ideia é incluir o Queijo Artesanal Serrano nas Rotas de Integração Nacional do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apresentaram aos municípios da região o programa de estruturação de Polos Produtivos Locais. Na mesma oportunidade também foi realizada uma visita técnica em São José dos Ausentes.

As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). “Necessitamos apoio do MDR e lideranças para alavancar as potencialidades de nossa região, assim, dar sustentabilidade aos empreendimentos públicos e privados, favorecendo oportunidades de empregos, negócios e aumento de arrecadação dos municípios”, destaca a secretária de Turismo de Ausentes Aline Trindade Ramos. O foco da reunião em Ausentes foram os segmentos das cadeias produtivas do mel, queijo artesanal serrano e do frescal, o novo marco legal e a inclusão no Programa Rotas da Integração Nacional.

A Secretária de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Bom Jesus Adriana Varella, destaca que a partir de agora os municípios terão o desafio de reunir todas as informações e documentos necessários para inserir seu produto na Rota de Integração Regional. “Mas com apoio e orientações do MDR e o esforço de nossas equipes e produtores temos amplas condições de obter êxito nesse projeto”. A ideia inicial é que sejam estruturadas as rotas do queijo serrano e do frescal, sendo que a do mel já está em uma fase mais adiantada. No Estado, os encontros estão acontecendo também em Novo Hamburgo, Doutor Ricardo, Monte Belo do Sul, Jaquirana e Itati.

Também participaram do encontro os secretários de Agricultura Rodrigo Cunha e do Meio Ambiente Luiz Everton Moojen Ferreira.