15/10/2021 Saúde

Secretaria da Saúde intensifica medidas de prevenção e controle da doença diarreica aguda

Secretaria da Saúde orienta que sejam redobradas as medidas de higiene

Nos últimos dias foram notificados pelo menos 20 casos de doença diarreica aguda (DDA) em Bom Jesus. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, duas pessoas adultas precisaram ficar internadas no hospital em observação por algumas horas. A maioria dos casos estão sendo tratados em casa. Seguindo orientação da Coordenadoria Regional de Saúde, inicialmente estão sendo feitos exames da água dos locais em que foram notificados os casos. Por enquanto, não está confirmada a existência do norovírus, que é uma das causas  da doença diarreica aguda.

A Secretaria intensificou as medidas de prevenção e controle da doença. Nas instituições de educação infantil foram repassadas diversas orientações especialmente relacionadas aos cuidados de higiene, tais como, como lavar as mãos após cada atividade que for realizada com as crianças. Manter os ambientes limpos, iluminados e ventilados. Higienização dos brinquedos. Os bebedouros devem ser lavados diariamente com água e sabão. Instituir protocolos para a troca de fraldas entre outros. Essas e outras orientações devem ser repassadas também aos pais para que sejam adotadas em casa.

Em casos de suspeitos de doença diarreica aguda procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.