Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
19/09/2025 Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Saúde sem racismo

Bom Jesus amplia conhecimentos sobre Política de Saúde Integral da População Negra

     A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus esteve representada na Oficina Estadual de Apoio Estratégico em Saúde da População Negra Macrorregião Serra, realizada no dia 18 de setembro, na Universidade de Caxias do Sul, em Canela. Representantes e apoiadores do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado compartilharam inúmeras informações sobre as políticas públicas para o setor. A participação efetiva de cada ente da federação, de cada município, fortalece as ações e favorece a comunidade para que seja contemplada com mais e melhores programas direcionados ao atendimento da saúde da população negra. O tema central do evento foi “saúde sem racismo”. No evento teve apresentação de panorama da Política Nacional Integral da População Negra (PNSIPN), panorama estadual, análise de situação, apresentação de experiência do município de Gramado, debates e trabalho em grupo para priorizar diretrizes prioritárias da região. A oportunidade foi importante na identificação de possibilidades que podem ser aproveitadas pelo município de Bom Jesus e pelos demais participantes. Com o índice oficial de 33,48% de habitantes negros - mais de 3 mil entre autodeclarados pretos e pardos -, Bom Jesus figura em segundo lugar na escala percentual de população negra.

     Fruto do movimento social negro, em especial da luta das mulheres negras, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi aprovada em 2006 e publicada no DOU em 2009, tendo também como objetivos a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

     A coordenadora do departamento administrativo, Emanuela Dalmoro Vanin, e a enfermeira do ESF Santa Catarina, Sara Soles, consideraram muito positiva a participação e já enxergaram caminhos a serem seguidos pela Saúde de Bom Jesus. Como representante dos usuários do SUS, Duclerc Silva também colaborou com informações e buscando mais esclarecimentos sobre os programas disponíveis.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé