12/01/2024 Agricultura

Queijarias de Bom Jesus recebem selo que permite abertura de novos mercados

Queijarias Don Boschi e Dom Manoel receberam o Selo Queijo Artesanal

A partir de agora, as queijarias Don Boschi e Dom Manoel poderão comercializar seus produtos em todo o território nacional. As duas agroindústrias localizadas em Bom Jesus receberam nesta sexta-feira,12/01, o selo Queijo Artesanal. O pedido de concessão do documento foi feito pela Secretaria Municipal da Agricultura aos órgãos federais, a partir de um projeto de qualificação e certificação do queijo serrano que vem sendo realizado em parceria com a Emater e outros órgãos. A portaria do MAPA número 531, de 16 de dezembro de 2022 estabeleceu os requisitos para concessão dos selos Arte e Queijo Artesanal. O objetivo deste selo é assegurar que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal e garantir que os alimentos possuem características tradicionais, regionais e culturais. O responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal na Secretaria de Agricultura médico veterinário Vicente Oliveira, salienta que periodicamente é feito um relatório que comprova, por parte dos empreendimentos, o atendimento às boas práticas agropecuárias e de fabricação conforme os regulamentos específicos.

As duas queijarias já foram premiadas nos últimos anos em concursos que participaram tanto no Estado, como em outras regiões. A proprietária da Queijaria Don Boschi Marilene de Oliveira Boschi, ressalta que o selo é um avanço que valoriza o produto e permite que mais consumidores tenham acesso ao queijo artesanal serrano. “O que antes estava restrito a apenas ao município agora amplia e muito as fronteiras em que nosso produto pode chegar, além de agregar valor”.

A prefeita de Bom Jesus Lucila Maggi observa que o queijo serrano se transformou em uma das principais fontes de renda de algumas propriedades, por isso, é fundamental adotar ações que possibilitem o crescimento dessa atividade. “Agora estes empreendedores poderão buscar novos clientes em qualquer parte do Brasil, o que é muito importante para todos”.

O secretário de Agricultura Rodrigo Cunha avalia como positivas as conquistas obtidas através do projeto de certificação e qualificação do queijo serrano no município. As queijarias Pelizzari e Chácara dos Padres já haviam recebido o selo Arte, que também permite a comercialização em todo o Brasil. Conforme o secretário, já está em tramitação o pedido de concessão do selo Queijo Artesanal para mais duas queijarias de Bom Jesus. “Ressaltamos a competências de nossos técnicos e da equipe do escritório da Emater que dão suporte relevante nos projetos”.