20/06/2011

Prefeitura de Bom Jesus recebe estação meteorológica que beneficiará os produtores rurais

A assinatura do convênio e a entrega das estações meteorológicas aconteceu na última quinta-feira, dia 16, em Vacaria....

O prefeito de Bom Jesus, José Paulo de Almeida, e mais nove prefeitos que fazem parte do Corede (Conselho Regional de Desenvolvimento) dos Campos de Cima da Serra firmaram convênio com a UCS (Universidade de Caxias do Sul) e com o Estado do Rio Grande do Sul para a criação de um Observatório Integrado de Informações Agrometeorológicas.

O monitoramento faz parte das ações do Polo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra e deverá beneficiar produtores rurais de Bom Jesus e de toda a região.

As atividades, subsidiadas com recursos da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, com contrapartidas da UCS e do Corede, deverão durar 3 anos. Caberá aos pesquisadores da UCS, coletar e analisar os dados das estações meteorológicas. Dessa maneira, os agricultores terão informações sobre: temperatura e umidade relativa do ar; molhamento foliar, precipitação pluviométrica; nível dos rios; alertas agrometeorológicos e outras indicações técnicas. Os dados estarão disponíveis em uma rede virtual que interligará as estações agrometeorológicas dos municípios dos Campos de Cima da Serra.

"Essas informações indicarão a necessidade ou não de irrigação, a melhor época de semeadura em função da disponibilidade de água no solo, aplicação de produtos para controle de pragas e doenças, condições de armazenamento da colheita, entre outras", explica a sub-coordenadora do curso de Agronomia, do Campus Universitário de Vacaria, professora Elaine Conte.

A expectativa dos pesquisadores é de que, com estes instrumentos, os riscos físicos dos negócios agrícolas sejam minimizados, proporcionado uma maior atratividade para novos investimentos na região, gerando assim uma maior empregabilidade. A capacidade de antecipação aos fenômenos climáticos pode também contribuir na formatação de estratégias pelos produtores. "O produtor rural pode planejar toda a atividade agrícola, desde o plantio até a colheita visando minimizar as perdas e, consequentemente, aumentar os lucros", ressalta Eliana.

Fonte: Site www.ucs.br

Daiana Silva