02/06/2023 Gabinete da Prefeita

Prefeita faz balanço do mandato em sessão especial na Câmara de Vereadores

Lucila Maggi detalhou as principais ações realizadas em 2022 e nos primeiros meses deste ano

A prefeita Lucila Maggi fez nesta quinta-feira,01/06, uma prestação de contas do mandato no último ano durante sessão especial na Câmara de Vereadores.  Maggi fez um balanço das principais ações realizadas em uma cada uma das secretarias durante o ano de 2022 e nos primeiros meses deste ano. Entre outros projetos, a prefeita ressaltou que uma das diretrizes do governo é a transparência. Na área da educação um dos destaques foi a aquisição das telas interativas para as escolas do município e a colocação de câmeras de monitoramento, além da entrega de kits escolar e dos uniformes que será realizada na semana que vem.

Na saúde, além de uma drástica redução na fila de espera por exames e consultas especializadas a prefeita detalhou como está sendo feita a gestão do Hospital juntamente com a Fundação Universidade de Caxias do Sul. “Reabrimos depois de mais de dez anos o bloco cirúrgico e passamos a oferecer outros serviços como os exames de imagem”. A ala de saúde mental foi totalmente reformada com recursos do programa Avançar do Governo do Estado.  Recursos desse mesmo programa estão sendo utilizados para as reformas na UBS do bairro Cohab, aquisição de equipamentos odontológicos, para construção de uma arquibancada no parque de rodeios, reformas no entorno do ginásio municipal de esportes Leandrão, abertura de micro-açudes em propriedades do interior e de um poço artesiano na Boca da Serra. A administração adquiriu uma unidade móvel de saúde que está levando atendimento médico e odontológico às comunidades do interior.

Durante a prestação de contas do mandato a prefeita Lucila Maggi também destacou que foram feitos importantes investimentos na aquisição de veículos novos para administração como os que foram destinados para a secretaria de Obras. “Temos rolo compactador, motoniveladora, caminhão caçamba, caminhão prancha que dinamizaram os serviços nas estradas do município. Na semana chegarão mais uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica”. Lucila informou que a administração decidiu realizar a tradicional Festa da Gila e do Queijo Artesanal Serrano a cada dois anos devido a dimensão que o evento tomou. Revelou que neste ano será realizada a feira do agricultor durante a semana do município em julho com uma série de atrações culturais, dentro da programação que ocorrerá na praça Rio Branco.

A prefeita Lucila Maggi fez um pedido aos vereadores que aprovem o projeto que prevê a contratação de um financiamento de R$ 8 milhões através do FINISA. O dinheiro será utilizado para a execução de três projetos: a aquisição e preparo do terreno para a construção de um loteamento habitacional, conclusão das obras de colocação de asfalto em mais dois trechos da avenida Manoel Silveira de Azevedo e a canalização do arroio Capoeira no bairro Vila Pinto. A prefeita ressaltou que o município possui capacidade financeira para a captação desse financiamento. “Peço aos senhores que avaliem bem essa proposta, serão obras que irão beneficiar todos os moradores de alguma forma. Nossa equipe está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esse projeto”, ressaltou.