14/01/2022 Gabinete da Prefeita

Prefeita decreta situação de emergência em Bom Jesus por causa da seca

Levantamento da Emater e Secretarias indicam prejuízos de R$ 140 milhões

A prefeita de Bom Jesus  Lucila Maggi (MDB) assinou nesta quinta-feira,13/01, o decreto de situação de emergência devido a seca. Os prejuízos chegam a quase R$ 140 milhões.  Levantamento da Emater e da Secretaria da Agricultura indicam que as perdas na maçã são de 30%, na uva 40%, milho 60%, no feijão a queda da produtividade é de 60% e a redução de área de 20%.

Na pecuária a quebra varia entre 10% e 25%. A Secretaria de Obras e Trânsito recebeu pelo menos 50 solicitações de aberturas de açudes e bebedouros de água para os animais.  Neste momento ainda não há comunidades sem falta de água potável mas, caso não chova a situação tende a se agravar.

Nos Campos de Cima da Serra além de Bom Jesus já decretaram situação de emergência os municípios de Pinhal da Serra, Monte Alegre dos Campos, Campestre da Serra e Jaquirana. Na semana que vem entrarão na lista Vacaria, Muitos Capões, Esmeralda e Ausentes.