02/06/2022 Gabinete da Prefeita

NOTA OFICIAL SOBRE FESTA DA GILA E QUEIJO SERRANO

Esclarecimentos sobre a realização de shows na Festa da Gila e Queijo Serrano

NOTA OFICIAL  SOBRE  FESTA DA GILA E QUEIJO SERRANO

A Administração Municipal de Bom Jesus, por sua Prefeita Lucila Maggi, vem por este meio prestar informações sobre o comentário divulgado no programa Atualidades Pampa do último dia 01/06/2022, para os importantes esclarecimentos sobre a realização do show com a dupla Simone e Simaria.

A Festa da Gila e do Queijo Serrano atingiu patamar de nível nacional, desde que foram realizados shows de grande projeção como os da dupla Milionário e José Rico (2013), Chitãozinho e Xororó(2014), de Michel Teló(2015), Munhoz e Mariano(2017),  Marcos e Belutti(2019), dentre outros artistas. Esta prática vem sendo utilizada por diversos municípios do Estado, com resultados muito positivos.

Contudo, necessário informar que o pagamento de tais shows não é retirado do orçamento municipal. No evento de Bom Jesus haverá a cobrança de ingressos e a estimativa da comissão organizadora é de que se obtenha receita suficiente para a cobertura integral dos eventos que promovem a festa e o Município por todo o país.  Cabe salientar que a Festa da Gila e do Queijo Serrano de Bom Jesus, já está em sua 15ª edição, e conta com a presença de todos os públicos, sendo que haverá cobrança de ingressos para os principais shows, como é o caso da dupla Simone e Simaria.

A maioria dos estandes da  Festa da Gila e do Queijo Serrano deste ano já foi vendida pela comissão organizadora, o que é mais uma fonte de receita para a cobertura dos custos.

A Constituição Federal preconiza o lazer, junto com a saúde e a educação, como um direito social do cidadão. Lazer é saúde também. Por isso, a administração municipal tem como meta levar a todos os cidadãos a oportunidade de lazer, trazendo o melhor para os moradores de Bom Jesus que residem em uma pequena cidade do interior, onde não existem muitas opções de lazer. Neste sentido, pelo menos uma vez por ano entende-se importante proporcionar esse momento, além de ser uma oportunidade para atrair turistas, fomentar a economia com a venda de produtos locais, beneficiando os pequenos agricultores, movimentando o comércio local e os prestadores de serviços. Além disso, o custo efetivo para os cofres públicos para um evento desse porte, quando se comemora o aniversário do Município, é reduzido, pois são inúmeras atividades, além da participação dos artistas.

Também necessário salientar que a aplicação dos recursos nas áreas da saúde e da educação está sendo rigorosamente cumprida, inclusive com valores além do mínimo constitucional. O Município possui e investe no Hospital local, administrado pela Fundação da Universidade de Caxias do Sul, tem executado inúmeras obras, como reformas das Unidades Básicas de Saúde dos bairros, e inclusive o asfaltamento da avenida central. Há, portanto, equilíbrio e responsabilidade nos atos praticados para a realização do referido evento.

Administração 2021-2024

Junho de 2022