28/12/2017 Gabinete da Prefeita

Município recebe recursos por transferência voluntária e emendas parlamentares

Neste período do ano são inúmeras as confirmações de repasses de recursos das esferas federal e estadual para os municípios. Algumas delas são confirmações das emendas dos deputados que foram apresentadas no primeiro semestre do ano e agora são empenhadas e deverão ser executadas assim que os recursos chegurem nos cofres municipais. Outras tantas são de transferência voluntária, ou seja, programas federais em que o município faz o cadastro e, se aprovado, assina termo que garante o repasse.

Quanto às emendas dos deputados, cabe frisar que os parlamentares progressistas ou os ditos de esquerda foram os que mais indicaram emendas para Bom Jesus. Nos dois últimos anos, por exemplo, as emendas foram indicadas pelos deputados Pepe Vargas, Marco Maia e Paulo Pimenta (do PT), Assis Melo (PCdoB), e José Otávio Germano,  Gerônimo Goergen e Antônio Covatti (estes do PP). Deputados do PMDB como o Mauro Pereira e o José Fogaça também apresentaram propostas de emendas para Bom Jesus, porém os programas indicados não poderiam ser aplicados no município, impossibilitando ou dificultando o repasse.

Agora, o que temos recebido bastante é confirmação de recursos de repasses voluntários, como para aquisição de veículos para a saúde, entre eles, ambulância. Estes recursos são sempre bem vindos e de ótimo proveito para o município. Por isto, a administração municipal mantém servidor específico capacitado para efetuar os cadastramentos e acompanhamentos, o que tem gerado resultados positivos.

Infelizmente muitas informações são repassadas para a comunidade de forma errônea e/ou distorcida, por vezes gerando falsas expectativas. É imprescindível que, principalmente pessoas e servidores públicos, representantes do povo e ditos autoridades, quando façam manifestação informativa, que estas sejam com lisura, transparência e correção. É preciso ter informação precisa para repassar à comunidade.

Recentemente foram publicadas em redes sociais notícias que merecem esclarecimento. Teve divulgação de transferência voluntária como sendo repasse de deputado, o que não é correto dizer. E também teve veiculações de notícias como sendo este ou aquele o responsável pelo repasse das verbas, quando na verdade as tratativas já vinham sendo feitas pelo Executivo Municipal diretamente nos Ministérios. As ações de apoio e indicação também são benéficas e reforçam nossos pedidos, porém seria importante também que estas fossem feitas para outras demandas, pois da maneira que estão só representam sobreposição de encaminhamentos. As imagens em anexo representam o que escrevemos aqui.

Duclerc João da Silva
54 32371471 - 54 996563558