31/03/2023 Governo

Mulheres de Bom Jesus são homenageadas pela AMUCSER

Evento realizado em Vacaria contou com a parceria da Emater e do Sicredi

A Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER) em parceria com a Emater e Sicredi realizaram nesta sexta-feira,31/03, o evento Mulher em Foco, na sede do CTG Porteira do Rio Grande, em Vacaria.  Cinco mulheres de cada um dos municípios da região receberam homenagens. A secretária de Turismo Adriana Varella, a extensionista da Emater Juruema Batista Velho e a gerente do Sicredi Diomara Vieira acompanharam as seguintes homenageadas:

Guilhermina Silveira Finger-  sua vida toda residindo como produtora rural. Hoje aposentada e residindo na cidade. Participou de reuniões da Farsul, participante ativa de cursos proposto pelo Sindicato Rural de Bom Jesus. Participando de reuniões e cursos pela EMATER.

Sinclair Fachin de Araújo -  Ao residir no Governador na casa dos seus sogros aprendeu a fazer doces caseiros que fazem parte da nossa cultura. Participou dos grupos das produtoras rurais organizado pela Emater.  Foi uma das produtoras que participou em 2006 da primeira edição da Festa da Gila de Bom Jesus, sendo acompanhada por mais três produtoras divulgaram neste evento a importância histórica do doce de gila para todo o Brasil. Participou em 2007 do evento Internacional Terra Madre – Slow Food em Brasília. Com essa participação Sinclair e a extensionista da Emater Juruema Batista  Velho  foram convidadas para participar da comitiva do Brasil do evento da Terra Madre Slow Food em Turim na Itália em 2008, fazendo ampla divulgação do queijo serrano internacionalmente.

Magdalena Ferreira de Melo da Silva - 93 anos, professora particular em casas de família, professora na rede municipal de ensino, catequista, missionária do dízimo, participou de diversas missões religiosas. Ao longo dos anos, junto com seu pai, com seu marido e com a família, muito contribuiu para com o desenvolvimento de Bom Jesus. Até mesmo serviu de fonte para elaboração de pesquisas e estudos que resultaram em livros como do Tropeirismo e também do Raízes de Santo Antônio da Patrulha, eventos dos quais participou. Foi uma das fundadoras  do grupo da Terceira Idade Alegria de Viver.

Fátima Salvador Borges -  professora aposentada, integrante dos seguintes grupos de voluntários: Associação de Artes Cênicas, grupo Vó Joaninha, grupo Amor à Vida, Casa da Amizade do Rotary Clube de Bom Jesus, Associação Bom-Jesuense dos  Amigos da Cultura. Atualmente preside a APAE. Participou em diversas obras literárias. Autora do hino do colégio Frei Getúlio e co-autora no hino do colégio Conde Afonso Celso.

Salvete Vieira  Vianna-  Foi a primeira coordenadora da escola de educação infantil Municipal Dorvalina Silveira Jacoby. Trabalhou 20 anos como professora nas escolas municipais Irmãs Ramos, Arthur Ferreira e escola Bom Jesus. Atualmente aposentada na profissão de professora, da continuidade ao empreendedorismo de seus avós e pais na pecuária e agricultura. Desenvolve um trabalho de voluntária como diretora da Casa da Amizade e da continuidade aos serviços voluntários prestados por seus familiares, principalmente por sua mãe, no grupo Espirita Amor de Jesus.