10/11/2023 Educação e Cultura

Lançada a 29° Feira do Livro de Bom Jesus

Lançamento da 29° Feira do Livro de Bom Jesus

Lançada a 29ª Feira do Livro de Bom Jesus

A 29ª Feira do Livro de Bom Jesus será realizada de 20 a 24 de novembro no CTG Presilha do Rio Grande. O evento terá como tema “Valorizando Saberes, Construindo Histórias”. O lançamento da programação do evento ocorreu no dia 01 de novembro. Na ocasião, a secretária Márcia Freitas Oliveira anunciou também que o Patrono desta edição da Feira será Emiliano Cilon Silveira e o homenageado Josias Silveira.

Em breve será divulgada a programação completa que contará com diversas atividades culturais. Até dia 20 serão veiculados nas redes sociais da prefeitura vídeos para divulgação do evento. A Feira do Livro conta com o financiamento do Pró-cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, patrocínio Recanto das Camélias Parque Hotel, Caraúno, Aliança Gestão Florestal e Cyberfly, apoiadores culturais UCS Vacaria, SESC Fecomércio SENAC, ABAC – Associação Bom- Jesuense de Amigos da Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural e Lojas Benoit.

O Patrono

Emiliano Cilon Silveira, nascido em Bom Jesus/RS, casado com Dioneida e pai de duas filhas, Naiane e Crissiane, avô do Caetano e bisneto de Manoel Silveira de Azevedo, fundador dessa cidade.

Aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente produtor rural no 2º distrito de Bom Jesus. Sua vida tradicionalista é vultuosa pois por onde passa sempre enaltece a tradição e demonstra o orgulho que tens deste chão, carrega seu legado na alma e no coração. Em sua caminhada foi patrão de quadro de laçadores, conselheiro e coordenador do MTG, cozinheiro nos rodeios, sota-capataz, capataz e patrão do CTG Porteira do Rio Grande de Vacaria.

Criou diversos textos de histórias diversas, os quais compartilha sempre com familiares e amigos.

O Homenageado

Josias Silveira é natural de Bom Jesus/RS. Atualmente reside em Caxias do Sul, onde atua como professor de Artes da rede municipal de ensino. Licenciado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas pela UCS, pós graduado em Docência na Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal.

Josias é artista plástico, transplantado de córnea de ambos os olhos, ilustrador, desenhista, roteirista, escritor, colorista, quadrinista, locutor profissional e professor de arte.

Tem em seu portfólio profissional várias ilustrações para capa de livros, para revistas, jornais, gibis e outros. É o criador da bandeira do Tropeirismo, autor da Arte do Brasão da Câmara de Vereadores de Bom Jesus.

Participa de exposições artísticas desde 2003.

Seus principais trabalhos autorais publicados na área dos quadrinhos são: O Último dos Tropeiros; Print Self - Olho por olho; DESUMANOS e os outros; Print Self 2: Ponto de vista. Possui um acervo de produções autorais em desenhos, telas, prints, cards e commissions de personagens da Marvel, DC comics, animes, filmes e séries.

Atualmente faz arte, praticamente, o tempo todo.