16/09/2022 Educação e Cultura

Lançada a 28ª Feira do Livro de Bom Jesus

Evento será realizado de 04 a 08 de outubro

A 28ª Feira do Livro de Bom Jesus será realizada de 04 a 08 de outubro no Salão Paroquial da cidade. O evento terá como tema “Histórias, Encantamentos e Aventuras”. O lançamento da programação do evento ocorreu nesta sexta-feira,16/09. Na ocasião, a secretária Marcia Freitas de Oliveira anunciou também que a Patrona desta edição da Feira será a professora Vera Rosane Silveira Morais, e o homenageado o professor de artes gráficas, cartunista e chargista Fredy Varela.

Nos próximos dias será divulgada a programação completa que contará com diversas atividades culturais. Até dia 04 serão veiculados nas redes sociais da prefeitura vídeos com dicas de leitura. A Feira do Livro conta com o patrocínio do SESC, Livraria Outras Páginas, Recanto das Camélias Parque Hotel, Carauno, Aliança Gestão Florestal e Cyberfly, apoio das Lojas Benoit e ABAC.

A Patrona

Vera Rosane Silveira Morais, nasceu em Bom Jesus em casa com a ajuda da parteira Vó Joaninha e do médico Jorge Antônio May. Filha de José Clelio Barbosa de Morais e Aolenka Silveira de Morais. Sexta geração da família de Manoel Silveira de Azevedo, fundador de Bom Jesus.

Seus avós maternos Miguel e Judith Silveira foram seus maiores contadores de histórias, passando sempre suas férias no sitio deles, onde aprendeu as lidas campeiras. Estudou até o quinto ano no Grupo Escolar Conde de Afonso Celso, sendo alfabetizada pela professora Regina Dutra Borges, com a ¨ Cartilha Onde está o Patinho¨. Cursou as séries finais do Fundamental no Colégio Frei Getúlio, onde também cursou o Magistério, fazendo seu estágio na Escola Municipal Irmãs Ramos.

Graduou-se em Licenciatura Plena em História, na Universidade de Caxias do Sul, no ano de 1982. Trabalhou na Escola Municipal Érico Veríssimo, no distrito de Vila Seca, em Caxias do Sul. Retornou a Bom Jesus em 1983 para assumir vaga de professora de História no Colégio Frei Getúlio, trabalhando por dez anos. Em Dezembro de 1993 mudou-se para Canela onde iniciou sua jornada como professora na Escola Estadual Neusa Mari Pacheco CIEP. Teve diversas funções nesta instituição, dentre elas a de professora de História, supervisora, vice-diretora e, finalmente diretora.

Na sua gestão, Neusa Mari Pacheco foi escolhida como a Melhor Escola Pública do Brasil, conquistando o Prêmio SESI de Educação, em 2010, além de receber a Certificação como Tecnologia Social em Educação, pela UNESCO e Fundação Petrobras, como Escola desenvolvedora de Educação em Sustentabilidade. O trabalho desenvolvido na instituição foi publicado, em 2010, no ¨ Journal of the International Society for Teacher Education (JISTE) especializado em Educação Inovadora, circulando em todos os continentes.

Vera aposentou-se em 2012 após 34 anos de serviço, exercendo a função de Diretora na Escola Neusa Mari Pacheco, tendo em sua ficha de frequência sete faltas justificadas, duas licenças saúde e uma licença prêmio. Atualmente reside em Bom Jesus e participa, em caráter voluntário, do Departamento Cultural da ASSOBOMJA( Associação dos Hotéis e Pousadas de Bom Jesus), com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do Turismo em sua cidade.