17/03/2022 Saúde

Cerimônia marca o início de um novo modelo de gestão no hospital de Bom Jesus

O Reitor da Universidade de Caxias, gestores da Fundação Universidade de Caxias do Sul, da Fundação Amigos do Hospital de Bom Jesus e da administração municipal oficialmente deram início nesta quinta-feira,17/03, aos serviços de implantação de novo modelo de gestão hospitalar. O contrato prevê a prestação de serviços pela FUCS e consiste em qualificação de pessoal e desenvolvimento de um modelo de gestão hospitalar, visando modernizar e potencializar os serviços de saúde prestados pelo hospital. O plano de trabalho já começou a ser executado na última segunda-feira.  Na mesma cerimônia a Secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann assinou a portaria que transfere recursos do Governo do Estado no valor de R$ 600 mil para o município. Este recurso será aplicado em obras de reformas da estrutura do prédio. O hospital de Bom Jesus tem 33 leitos e 42 colaboradores.

O vice-prefeito e interventor do hospital Diogo Kramer Boeira, disse que em novembro de 2019, antes mesmo de assumir a administração, houve uma reunião com o Ministério Público em que a pauta era o fechamento da instituição. Após assumir o governo foram iniciadas as tratativas para se firmar essa parceria com a FUCS. “A ideia da Vigilância Sanitária também era fechar o hospital. Conseguimos depois de muito esforço e apoio resgatar a confiança dos órgãos envolvidos e do Estado e começar a desenhar um novo cenário”.   Diogo acrescentou que além de  moradores de Bom Jesus, o hospital serve para os primeiros atendimentos a pacientes de Jaquirana e Ausentes. “Há um bloco cirúrgico com alvará de funcionamento liberado e que precisa ser colocado em operação”.  O vice-prefeito ainda destacou que do ponto de vista financeiro e administrativo existe a garantia de que o hospital seguirá prestando os serviços a comunidade. “Não será da noite para o dia, mas a mudança já começou”.

O Reitor da Universidade Caxias do Sul professor Evaldo Kuiava, salientou que será realizado um trabalho em conjunto entre universidade, gestores municipais e a população. “Vamos tecer juntos para que essa comunidade possa ter um lugar para nascer seus filhos, e assim possam realizar seus projetos de vida”.  Kuiava adiantou que a UCS irá colocar à disposição toda a estrutura necessária como a possibilidade de realização de residência médica no hospital de Bom Jesus, internato rural, médicos, estagiários. “Vamos ajudar no processo”.

O deputado estadual Carlos Búrigo, fez uma breve recuperação de toda a trajetória percorrida até ser formalizada essa parceria. Ele ressaltou a importância do atendimento prestado pelo hospital aos moradores de Bom Jesus, Ausentes e Jaquirana. “A partir de agora gradativamente esse hospital passará a ser referência também na região”.

A Secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann, afirmou que esta chance concedida para que o hospital seguisse prestando os serviços foi construída pela força da administração na hora certa e com pessoas que tem sensibilidade em dar a mão àquela população que mais precisa na área da saúde.  Arita saudou e agradeceu a participação da UCS nesse processo. “Será possível unir a pesquisa, a formação em uma área essencial. Será a presença de quem produz resultados”.  A Secretária ainda assinou a portaria de transferência de R$ 600 mil para obras de melhorias no hospital através do programa Avançar. Arita salientou, no entanto, que ainda existem desafios para serem superados. Agradeceu o trabalho realizado pelo grupo de voluntárias Vó Joaninha que realiza campanhas de ajuda financeira ao hospital. Acrescentou que agora o desafio é colocar em funcionamento o bloco cirúrgico. “Nos ofereçam as condições necessárias técnicas e sanitárias que estaremos dispostos a colocar os recursos necessários”.  A Secretária informou que através do programa Assistir houve acréscimo de 42% nos recursos repassados para custeio do hospital.

A prefeita Lucila Maggi observou que este era um dos momentos mais importantes que estava presenciando em Bom Jesus.  “Esse é nosso hospital e jamais iríamos permitir que fosse fechado, esse é o primeiro passo, muitas coisas ainda teremos e iremos fazer”. Disse que era momento também de agradecimentos. Citou em especial ao esforço da Coordenadora Regional de Saúde Claudia Daniel , deputado Carlos Búrigo, direção da UCS e Hospital Geral, Secretária Arita, comissão de intervenção e a toda equipe da administração em especial ao vice Diogo Kramer e a secretária de Saúde Renata Zamban.

Acesse AQUI galeria de fotos

Acesse  AQUI para assistir a cerimônia