25/08/2023 Educação e Cultura

Cerimônia marca início das comemorações alusivas à Semana da Pátria

O policial militar aposentado Ernesto Remonti é o homenageado este ano pelo município

No final da manhã desta sexta-feira,25/08, ocorreu a cerimônia de recepção de uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria. Estavam presentes a comitiva da Liga da Defesa Nacional do Estado, autoridades municipais, representantes de entidades e estudantes. Neste ano o tema em âmbito nacional será o centenário de falecimento de Rui Barbosa de Oliveira, no Estado será o centenário da Revolução de 1923 e no município a administração presta uma homenagem ao brigadiano aposentado Ernesto Remonti.

Durante a cerimônia a prefeita Lucila Maggi fez a entrega de uma placa ao homenageado e ressaltou os relevantes serviços prestados a segurança pública. Seus familiares estavam presentes. O desfile da Pátria será realizado no dia 07 de setembro a partir das 13h30 na avenida Manoel Silveira de Azevedo.

Biografia do homenageado Ernesto Remonti

Nascido em 26 de fevereiro de 1939, natural de Soledade. Filho de Eva e Gomercindo Remonti, é o primogênito e tendo duas irmãs Claci e Loedi. Quando criança, morou  com sua família em Carazinho, em uma colônia, onde cultivavam alimentos para sua sobrevivência.

Ao completar 18 anos, alistou-se no Exército Brasileiro onde serviu por um ano, em julho de 1962 entrou para as fileiras da  Brigada Militar, realizando seu curso de formação em Porto Alegre. Após a conclusão do curso foi designado a trabalhar na cidade de Bom Jesus, chegando aqui em dezembro de 1962. Durante uma ação de abordagem, o policial conheceu uma jovem menina chamada Lindolfina. Pela força do destino, no outro dia voltou ao local da abordagem e ali se iniciou o namoro que transformou-se em casamento e resultou em uma família com cinco filhos: Gomercindo, Jair, Jairo, André e Rodrigo.  O policial militar Ernesto Remonti desistiu de voltar para sua cidade de origem, estabelecendo-se aqui em Bom Jesus, com sua família, onde trabalhou na Brigada Militar até o ano de 1989. Nessa data passou para a reserva remunerada e foi promovido a cabo da Brigada Militar. Mesmo indo para a reserva não se desligou da Segurança Pública, pois deixou quatro inclusos na Brigada Militar e um na Segurança Privada.

O policial militar Ernesto Remonti  hoje com 84 anos  de idade, completa 34 anos de aposentadoria. Infelizmente ficou viúvo no ano de 2019, mas a família permanece unida com seus cinco filhos e oito netos. E o relato dos familiares é que Ernesto Remonti é pai, sogro e avô presente na vida de todos.