07/05/2021 Turismo

Cavalgada refaz caminho das tropas pelo Passo de Santa Vitória

Personagens da cultura gaúcha e amigos foram até Coxilha Rica na rota dos tropeiros incluindo o histórico Passo de Santa Vitória no Rio Pelotas

A administração municipal, através da secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação foi convidada a acompanhar  uma cavalgada que percorreu o caminho das tropas até o Passo de Santa Vitória no Rio Pelotas.  O grupo de cavaleiros liderados por nomes conhecidos da cultura gaúcha decidiu fazer esse percurso durante esta semana. Entre os participantes e idealizador desta missão está Ronival Ferreira, conhecido como o Bruxo dos Potros. O encantador de cavalos vem realizando cavalgadas, e uma em especial era o pagamento de uma promessa caso o filho de um estancieiro fosse curado de um câncer, o que ocorreu. Nesta ele foi a Aparecida em São Paulo e esteve no Passo de Santa Vitória. Agora reuniu um grupo e veio novamente fazer o trajeto entre Bom Jesus e a Coxilha Rica em Lages. Ele já foi a Barretos (SP), em 353 dias à cavalo também para cumprir uma promessa.

Entre os integrantes deste grupo de cavaleiros que fez o trajeto das tropas nesta semana, estavam o criador de cavalos e agropecuarista Francisco Bastos de Uruguaiana, conhecido como Chico Bastos, Leandro Baldissera um dos maiores campeões do rodeio de Barretos (SP) e um dos que se dedica ao trabalho social em prol do Hospital do Câncer de Barretos. O grupo saiu da Estância do Costa em Bom Jesus, na terça-feira, com destino à Coxilha Rica em Lages (SC). No caminho das tropas está o Passo de Santa Vitória no rio Pelotas. Dois dias depois fizeram o mesmo trajeto de retorno chegando na Estância do Costa  na noite de quinta-feira,06/05, com muita chuva e frio.

O grupo de cavaleiros foi recepcionado pelo casal proprietário da Estância do Costa Celso Ary Velho e Cíntia Winter. O secretário de Agricultura Rodrigo Cunha e secretário de Obras Frederico Jacoby acompanharam a travessia do Passo de Santa Vitória na terça-feira. Um vídeo da historiadora Lucila Sgarbi Santos  abordando a importância econômica e cultural do Passo foi mostrado aos visitantes. De acordo com a secretária de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação  Adriana Varella, a cavalgada serviu também para que fossem feitas algumas imagens aéreas, para que no futuro ocorra um mapeamento desse caminho das tropas. “O objetivo é formatar um produto turístico e buscar fundos para a preservação deste local histórico que é o Passo de Santa Vitória”. A secretária acrescenta que o balseiro, seu Beco de 84 anos, é um personagem importante que acompanhou todos esses anos as histórias de travessias no rio Pelotas. “O pai de se Beco já era balseiro”.  Este grupo de cavalgadas já assegurou apoio nesta iniciativa da administração municipal. Adriana serviu aos cavaleiros produtos da culinária local como doces de gila, ambrosia, doce de leite.

O Passo de Santa Vitória

O Passo de Santa Vitória, no Rio Pelotas, foi importante passagem entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina , localizado em Bom Jesus ( antigamente fazia parte dos campos de Vacaria) , onde foi instalado um registro para cobrança do quinto (imposto) devido à Coroa pela passagem do gado. Foi criado em 1772 e utilizado desde muito antes pelos tropeiros que negociavam com tropas de mulas, cavalos e gado vindos do sul em direção à Curitiba, São Paulo e Minas Gerais.

*As fotos foram gentilmente cedidas pelos organizadores