04/10/2011

Bom Jesus participa do movimento Outubro Rosa

Principais pontos da cidade serão iluminados de rosa para lembrar a luta contra o câncer de mama...

Um mês rosa para que a saúde das mulheres bom-jesuenses não passe em branco. O Outubro Rosa é um movimento popular conhecido mundialmente com ações voltadas para a conscientização, o diagnóstico precoce e a cura do câncer de mama. Em Bom Jesus, a Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma grande programação voltada para a comunidade.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Ângela Grazziotin, o município apresenta um alto índice de câncer de mama e daí a importância de realizar um evento de conscientização e prevenção. “Em 2011 já foram confirmados cinco novos casos em mulheres e um caso suspeito em homem”, ressalta Ângela.

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus está sendo pioneira no Estado na realização do evento no interior. Como uma das marcas do movimento é iluminar de cor rosa pontos importantes de cidades, em Bom Jesus, durante a programação, o pórtico, a Igreja e o Centro de Informações Turísticas também serão iluminados com a cor símbolo da campanha.

O Outubro Rosa em Bom Jesus é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) e conta com o apoio do deputado Alceu Barbosa. Mais informações pelos telefones (54) 3237.1225 e (54) 3237.1653.

Confira a programação do movimento Outubro Rosa, em Bom Jesus:

11 DE OUTUBRO – Terça-feira
8h30min – Comunidade do Caraúno coleta de Coleta de Citopatológico (CP) e exames de Mama
14h – Comunidade do Arrepio – Coleta de CP e Exames de Mama

12 DE OUTUBRO – Quarta-feira
14h - Abertura do Evento
14h30min - Palestra com Presidente do IMAMA Srª. Drª. Maira Caleffi sobre câncer de Mama
17h - Encerramento
19h - Iluminação Rosa nos Prédios Públicos e Portal

13 DE OUTUBRO – Quinta-feira
8h30min - Atendimento na Barra do Moraes- Coleta de CP e Exames de Mama
10h30min - Reprodução da Entrevista com Drª. Maira Caleffi – Rádio Aparados da Serra e Rádio Nordeste

14 DE OUTUBRO – Sexta-feira
14h - Atendimento na Casa Branca – Coleta de CP e Exames de Mamas

15 DE OUTUBRO – Sábado
8h30min as 11h30min e das 14h as 17h - Ações de Coleta de Citopatológico e Orientações sobre Auto Exame de Mama. Local: Unidade de Saúde Central

18 DE OUTUBRO – Terça-feira
8h30min - Atendimento no Pomar da Schio Nordeste - Coleta de CP e Exames de Mama

19 DE OUTUBRO – Quarta-feira
8h30min - Atendimento Passo dos Varões - Coleta de CP e Exames de Mama

20 DE OUTUBRO – Quinta-feira
8h30min - Atendimento na Harmonia - coleta de CP e Exames de Mamas
13h30min - Atendimento no Santo Inácio – coleta de CP e Exames de Mamas
10h30min - Programa na Rádio Aparados da Serra - Depoimento das Vitoriosas

21 DE OUTUBRO – Sexta-feira
14h - Presença da Equipe de Voluntárias do Núcleo do Instituto da Mama de Bento Gonçalves - Orientações sobre cuidado com a Saúde da Mulher, em especial saúde da mama e depoimento de uma Vitoriosa - Praça Rio Branco, logo após, Caminhada das Vitoriosas – Saída Praça Rio Branco passando pela Cel. Laurindo Paim até o Ginásio Frei Getúlio – Hospital de Bom Jesus – Prefeitura Municipal retornando na Praça rio Branco.

22 DE OUTUBRO - Sábado
8h30min as 11h30min e das 14h as 17h - Ações de Coleta de Citopatológico e Orientações sobre Auto Exame de Mama. Local: Unidade Saúde da Família Santa Catarina

25 DE OUTUBRO – Terça-feira
8h30min - Atendimento na Capela São Luiz - Coleta de CP e Exames de Mamas