16/02/2023 Agricultura

Bom Jesus decreta situação de emergência por causa da estiagem

Segundo os dados da Emater os prejuízos já somam R$ 140 milhões

O prefeito em exercício de Bom Jesus Diogo Kramer Boeira assinou nesta quinta-feira,16/02, o decreto de situação de emergência no município em virtude dos efeitos da estiagem especialmente na produção agrícola. A medida obteve parecer favorável da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Conforme laudo técnico apresentado pelo escritório da Emater, as perdas ocorreram na maioria das culturas porque faltou umidade em uma fase que era fundamental para o desenvolvimento das plantas.

O relatório destaca que como efeitos dessa condição climática há parreirais com uvas com bagas pequenas, maçã de calibres menores, milho com espigas incompletas, tubérculos de batata com tamanhos inferiores ao habitual  e de baixa qualidade. Na pecuária o ganho de peso dos animais está abaixo do que era esperado. Os técnicos avaliam que com a aceleração da maturação do campo nativo haverá redução do valor nutricional. Soma-se ainda o fato de que haverá atraso no plantio das forrageiras podendo ocasionar falta de alimento para o gado.

As estimativas da Emater dão conta de que as perdas verificadas na produção de uva, maçã, milho e batata são de 20% e na soja de 10%.  Pelos cálculos da Emater os prejuízos somam até agora R$ 140 milhões. Nos últimos dois meses a secretaria de Agricultura abriu bebedouros de água para o consumo dos animais em pelo menos 18 propriedades rurais.