29/05/2023 Agricultura

Administração municipal entrega selo SIM a queijaria Don Boschi

Este é o sexto empreendimento no município a receber a certificação

A prefeita Lucila Maggi entregou nesta segunda-feira,29/05, o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a Queijaria Don Boschi. Este é o sexto empreendimento a receber esta certificação na atual administração. O objetivo do selo é garantir a qualidade sanitária do queijo artesanal serrano que é diariamente produzido pela Don Boschi. Além disso, com o selo será possível comercializar o produto dentro do território do município. A cerimônia contou com a presença do secretário da Agricultura Rodrigo Cunha e dos técnicos do escritório da Emater, que é uma das parcerias do programa de certificação e qualificação do queijo artesanal serrano.

A proprietária Marilene de Oliveira Boschi conta que com este e os outros selos que ainda serão conquistados retiram o empreendimento do anonimato e asseguram melhores preços. “O nosso cliente terá certeza da qualidade do alimento que estará consumindo”. As atividades da propriedade iniciaram há seis anos atrás com quatro vacas leiteiras. “Fazer queijo é uma tradição da minha família, minha mãe sempre fazia”. Marilene acrescenta que num primeiro momento estava resistente a fazer as adequações necessárias para a regularização da queijaria, mas foi convencida pelo esposo e pelo secretário de Agricultura Rodrigo Cunha. “Ajustamos a genética do rebanho e fizemos outros investimentos necessários para promover as melhorias necessárias com a cooperação das equipes das agências do Sicredi e do Banco do Brasil”. A ideia pro futuro é ampliar o espaço para receber turistas.

Marilene ressalta a importância do apoio dos técnicos da  Emater e do médico veterinário da secretaria da Agricultura Vicente Oliveira. A Queijaria Don Boschi está localizada na estrada da Boca da Serra na localidade de Mandaçaia. Já possuem o selo SIM as queijarias: São Francisco de Assis, Pelizzari, Chácara dos Padres, Dom Manoel e Boca da Serra.