02/05/2021 Governo

Administração fortalece o relacionamento com os conselhos municipais

Pelo menos nove Conselhos Municipais estão em atividade e outros serão formados

Os conselhos municipais, formados por representantes da Prefeitura e da sociedade civil, contribuem para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões periódicas e discussões. Cada conselho atua de maneira diferente, de acordo com a realidade local e com a sua especificação. O caráter permanente desses conselhos possibilita que a participação do cidadão efetivamente se converta na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas municipais.

A administração municipal, através da secretaria de Governo, segue fomentando a formação de novos Conselhos e reestruturando os já existentes. De acordo com a secretária Luciane Dalzochio Fonseca estão em atividade os conselhos do Fundeb, da Alimentação Escolar, da Educação, do Desenvolvimento Rural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Assistência Social, dos Direitos da Criança e Adolescente e o Conselho Tutelar e ainda a Coordenadoria da Defesa Civil.

A administração atua para a formação dos Conselhos da Cultura, dos Direitos da Mulher e do Idoso. Estes grupos estarão debatendo e sugerindo ações que possam promover o desenvolvimento em cada um dos setores. Os integrantes do Comdica (foto)estão tratando atualmente da eleição suplementar para escolha de novos conselheiros tutelares. O edital deverá ser publicado nos próximos dias.