16/04/2021 Gabinete da Prefeita

100 dias de governo: Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente

A administração municipal apresenta um balanço das ações realizadas durante os primeiros 100 dias de gestão em todas as secretarias

Até agora mais de 80 produtores rurais do município já foram beneficiados com os serviços de horas máquinas da secretaria de Agricultura. Entre os serviços realizados pelos seis tratores e outros implementos disponíveis estão a abertura de lavouras, plantio, disponibilização de carroção para transporte de milho para silagem, entre outros. Antes destes serviços começarem a ser realizados foi feita uma manutenção e revisão geral dos tratores agrícolas e das demais máquinas da secretaria.

Seis tratores estão em atividade para atender os produtores rurais. “A demanda nesta época é grande porque os agricultores estão se preparando para os cultivos de inverno, mas dentro do possível estamos conseguindo atender os pedidos”, destaca o secretário Rodrigo Santos Cunha.  Nestes últimos dias foram realizados serviços em propriedades rurais dos distritos do Pascoal, Mangueira Nova, Matemático, Governador e Rincão dos Tordilhos.  Para fazer o pedido dos serviços é necessário ter o bloco de produtor rural e não ter dívida ativa com o município.

Dentro do programa de controle populacional de cães e gatos foi realizada a aquisição de materiais para que a sala de castração ficasse em pleno funcionamento. Já foram realizadas mais de 15 castrações em animais de rua ou de pessoas de baixa renda.  Alguns voluntários de disponibilizaram em auxiliar no pós operatório dos animais que não tem donos.

Técnicos da secretaria de Agricultura realizaram visitas aos produtores de queijo artesanal serrano e que possuem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Foi constado a falta de alguns documentos que são exigidos para a oficialização do selo e para pleitear em seguida o SUSAF. A secretaria atua junto a Aprocampos para os ajustes nesta documentação e assim encaminhar pedido ao governo do estado para adesão ao SUSAF. Com este selo os produtores poderão comercializar o queijo serrano em todo o Estado.

A secretaria também disponibilizou uma médica veterinária para para a coleta de amostras dos bugios que foram encontrados mortos em decorrência da febre amarela.  Este trabalho está sendo realizado em parceria com a Vigilância Sanitária. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Bom Jesus foi reestruturado com a definição dos novos integrantes que representam o poder público e as entidades.

Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo estudos para  dar início a coleta seletiva de lixo em Bom Jesus. A proposta prevê que será desenvolvido um projeto piloto no centro da cidade e nos bairros arredores a partir da metade deste ano. O secretário Luiz Everton Moojen Ferreira salienta que está sendo realizado um levantamento da quantidade de lixeiras instaladas na cidade e o volume de lixo que é produzido diariamente. Além disso dezenas de lixeiras que apresentavam problemas foram consertadas. Ao todo são 295 instaladas na cidade, na Boca da Serra e no Passo dos Varões.

As equipes da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam na roçada das ruas da cidade, no cemitério municipal e em outros locais públicos como praças e parques, pátios dos prédios da Delegacia de Polícia e Brigada Militar, além do campo municipal. Também já foi realizada a limpeza do Arroio Dilúvio no bairro Nossa Senhora de Fátima. O secretário Luiz Everton acrescenta que está sendo elaborado um projeto de canalização do arroio.  Segue sendo feita a coleta de entulhos na cidade. Foi realizado um mutirão de limpeza em vários pontos.