27/02/2024 Saúde

Secretaria da Saúde entrega as primeiras próteses dentárias

Nesta terça-feira,27/02, foram entregues as primeiras próteses dentárias (total e parcial removível). A ação faz parte do programa municipal de saúde bucal e do Brasil Sorridente do Governo Federal. Também foram aplicados recursos de uma emenda impositiva elaborada pelo vereador Sergio Billieri. Segundo a secretária de Saúde Renata Zamban Paim, estas são as primeiras concluídas pelo laboratório vencedor do processo licitatório. “Ainda pretendemos entregar mais em torno de 50 próteses”.

As pessoas interessadas em participar do programa de próteses dentárias Brasil Sorridente devem procurar o CRAS e solicitar o relatório do CAD Único do qual é beneficiário. Na sequência deverão ser feitas avaliações com a Assistência Social, no CAPS, e clínica com os dentistas nas Unidades de Saúde para identificar se a pessoa está apta ou não a  receber a prótese. Na avaliação clínica odontológica, o paciente será orientado da necessidade de realizar tratamento prévio ao início do processo de confecção da prótese.

Ao ser identificada a necessidade de uso da prótese, o dentista dará início às etapas de confecção da mesma, que compreende as  fases clínica e laboratorial, o que pode levar um período  superior a 90 dias para a conclusão do processo de confecção e entrega das próteses.