09/02/2024 Educação e Cultura

Palestras e debates marcam início do ano letivo na UNDIME/RS

A formação contou com a presença de mais de 100 dirigentes municipais de educação, entre titulares e suplentes do CONSEME. A secretária de Educação de Bom Jesus Márcia Freitas de Oliveira esteve presente

Abrindo a agenda de eventos de formação no ano de 2024, a Undime/RS realiza o primeiro encontro em Porto Alegre, no dia 8 de fevereiro. A formação contou com a presença de mais de 100 dirigentes municipais de educação, entre titulares e suplentes do CONSEME.

Após um gostoso café de recepção, o evento foi aberto pela presidente da UNDIME/RS, Maristela Guasselli, Secretária de Educação de Novo Hamburgo, que destacou a importância da Undime numa relação colaborativa, com ações e interações que definem as melhores estratégias para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Na abertura, esteve acompanhada dos titulares da diretoria da entidade: vice-presidente da Undime/RS, Mara de Rebelo, secretária de Santiago, Secretário Odilar de Vargas de Coronel Carros, Secretária Ana Paula Bennemann, de São Francisco de Paula, e Secretário Emerson Elói Henrique, de Venâncio Aires.

Visando acolhimento, organização e planejamento para o ano letivo, o encontro contou com a palestrante Edna Borges que teve foco na palestra “Construindo Pontes: Acolhimento, fortalecimento, e Relações na Jornada”.

No que se refere a temática “alfabetização”, o encontro contou com a presença Secretaria Estadual de Educação Adjunta, Stefani Eskereski, para fortalecer o regime de colaboração e organizar junto aos dirigentes municipais de educação, a entrega de materiais e oferta de formação do AlfabetizaTchê, programa estadual que se funde com o Renalfa – Rede Nacional de Articulação, de Gestão e Formação, abordado por Driele Severo, coordenadora estadual junto ao programa indicada pela UNDIME/RS.

Na parte da tarde, o tema central tratou de financiamentos da educação com Carlos Sanches, que falou sobre as condicionalidades do FUNDEB sob a perspectiva da complementação do VAAR e piso salarial.

Entre outras temáticas importantes, tratou-se do novo formato da FICAI – Ficha de comunicação de aluno infrequente que em breve será disponibilizado e também da importância dos resultados do SAERS – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar. Para encerrar o encontro, os dirigentes municipais que participaram da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, destacaram a importância do debate e participação do RS no evento. A CONAE, terminou na última terça-feira, 30 de janeiro, com a aprovação de contribuições para o Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

Informações Undime