Nesta semana uma equipe da Vigilância irá realizar uma ação no cemitério municipal visando eliminar os possíveis focos de surgimento do aedes aegypti especialmente nos vasos de flores. A água deverá ser substituída por areia.
Dos 431 municípios gaúchos, 346 apresentam infestação do Aedes aegypti, mosquito que através da sua picada pode transmitir dengue e outras doenças. Existe, segundo o portal de monitoramento criado pelas fundações Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Getúlio Vargas (FGV), uma tendência de expansão da presença da dengue.
A Secretaria da Saúde de Bom Jesus pede a população que adotem os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Nesta semana uma equipe da Vigilância irá realizar uma ação no cemitério municipal visando eliminar os possíveis focos de surgimento do aedes aegypti especialmente nos vasos de flores. A água deverá ser substituída por areia.
EVITE O ACÚMULO DE ÁGUA
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.
COLOQUE TELA NAS JANELAS
Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.
COLOQUE AREIA NOS VASOS DE PLANTAS
O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
SEJA CONSCIENTE COM SEU LIXO
Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.