24/07/2023 Agricultura

Queijarias e empreendedores rurais são homenageados pela administração de Bom Jesus

O Mérito Rural foi entregue durante a Festa do Produtor Rural e dos 110 anos do município

A administração municipal, através da Secretaria de Agricultura, prestou uma homenagem aos produtores rurais que vem se destacando em sua atividade no município. O mérito rural foi entregue pela prefeita Lucila Maggi e o secretário Rodrigo Cunha às cinco queijarias que possuem o selo SIM e aos empreendedores da Cabanha Bortolozzo e Azeite Gaita. A atividade fez parte da programação dos 110 anos de Bom Jesus.

Azeite Gaita

Na localidade de Fundo dos Almos, 2° distrito, está localizado o pomar em que é cultivada a oliva, da qual é extraído o azeite extravirgem que chegou para fazer história. A frente do negócio estão os irmãos Matheus Costa De Boni e Frederico Costa De Boni. O Azeite Gaita foi reconhecido com o selo Produtos Premium do Instituto Brasileiro de Oliveira por dois anos consecutivos 2022 e 2023, também em 2023 foi escolhido como um dos melhores do mundo no Concurso Leone d’Oro na Itália.

Cabanha Bortolozzo

A Cabanha Bortolozzo teve início em 2011 em Antônio Prado. Em 2015 Vinicius Bortolozzo decidiu investir em Bom Jesus. Atualmente a cabanha se dedica à produção de genética nas raças Aberdeen Angus e Polled Hereford PO, trabalhando com as mais modernas tecnologias em reprodução bovina, comercializando reprodutores, matrizes e embriões. Nos últimos dois anos conquistou prêmios em diversas exposições de animais. Na Expointer, teve campeã terneira, reservado campeão terneiro angus, terceiro melhor macho. Com a raça Angus conquistou reservado campeão touro jovem Expointer e reservado campeão terneiro Expointer, entre outros prêmios.

Queijaria Chácara dos Padres

A Chácara dos Padres tem 140 anos de história quando os Padres Capuchinhos fizeram sua moradia na então província de Bom Jesus, quando esses padres foram embora a propriedade passou por alguns donos até chegar a Família Liz, que deu segmento nas atividades rurais entra elas a produção de queijo artesanal serrano.  A obtenção do selo SIM 2021 foi mais um passo para expansão do mercado, da certificação e da valorização do queijo artesanal serrano. Em 2021 a queijaria participou e ganhou Medalha Ouro no Concurso Internacional de Queijos em Araxá (MG). Em 2022 foi a primeira  queijaria a receber o Selo Arte, possibilitando a comercialização do produto em todo o território nacional.

Queijaria Boca da Serra

A queijaria Boca da serra foi inaugurada em abril de 2022 pelos proprietários Daziomar  e Zenair Pereira.  Esta é uma  tradição herdada de seus antepassados, o Daziomar produz queijo desde os seus 12 anos de maneira ilegal, entretanto  decidiram investir e construir uma queijaria dentro das normas exigidas pela legislação.  Com a obtenção do selo SIM, em 2022 a queijaria participou do 2º concurso de Queijos e Lácteos no Mundial do Queijo do Brasil e conquistou o 3º lugar. Em 2023 conquistou o 1º lugar no 2º Concurso de Queijos de Artesanais e Doces de Leite do RS.

Queijaria São Francisco de Assis

A Queijaria São Francisco de Assis pertence ao casal Daiane e Adler Pinto. A mestre queijeira Daiane produz queijo desde os seus 19 anos.  Teve a inclusão ao PEAF desde 2013 e recebeu o selo SIM em julho de 2021. A queijaria participou do 2º Concurso de Queijos de Artesanais e Doces de Leite do RS em 2023 onde conquistou o 3º lugar.

Queijaria Pelizzari

A queijaria Pelizzari iniciou suas atividades há 27 anos atrás de maneira informal, com o passar do tempo junto com outros produtores de queijo artesanal serrano foram um dos fundadores da Aprocampos, em 2010. Em 2021 após a regularização de acordo com a legislação a queijaria recebeu o selo SIM, no mesmo ano receberam a Certificação de Inclusão ao Programa de Agroindustria Familiar PEAF. Em 2022 participaram do 1º concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul ,em Porto Alegre, onde conquistaram o 2º Lugar na categoria. Foi  a primeira queijaria do município de Bom Jesus a receber o certificado de Indicação Geográfica de Queijo Artesanal Serrano durante a Festa da Maçã em São Joaquim. Receberam o Selo Arte em setembro do mesmo ano. Em 2023 durante a festa do município de São José dos Ausentes participaram da 1ª Avaliação Sensorial do Queijo Artesanal Serrano onde recebeu o certificado de 1º lugar, e, durante o 2º Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite do RS, a queijaria conquistou duas medalhas, nas categorias Maturação 1 e 2, em ambas 3º lugar. Ainda este ano, a queijaria participou do VI concurso Prêmio Queijo Brasil, aonde conquistou medalhas de ouro e prata, em Blumenau.

Queijaria Dom Manoel

Na agroindústria Dom Manoel o queijo artesanal serrano é preparado de acordo com as características do lugar, levando a consideração a qualidade do leite e a receita original da família. Os proprietários da queijaria Fátima e Clademir Bittencourt produzem queijo a mais de 15 anos na localidade do Capão do Tigre. A queijaria recebeu o selo SIM em 202, e a Inclusão ao PEAF no ano seguinte. Em 2023, a queijaria participou do VI concurso Prêmio Queijo Brasil conquistando o 3º lugar.

Queijaria Don Boschi

Há seis anos,  Marilene  Boschi iniciou a jornada com o objetivo de resgatar  algo que sua mãe adorava fazer. A produção inicial era para consumo próprio, aos poucos foi aumentando o número de animais e consequentemente a produção do queijo artesanal serrano. O casal contou com incentivo da Secretaria de Agricultura,  Emater, Sicredi e Banco do Brasil para então construir a queijaria dentro das normas e sair da informalidade. Em março deste ano a queijaria foi inaugurada recebendo o selo SIM. Em 2023 a queijaria participou do VI concurso Prêmio Queijo Brasil  onde conquistou medalha de ouro e hoje está recebendo a Inclusão ao PEAF.

Acesse AQUI galeria de fotos