05/11/2021 Educação e Cultura

Começa a funcionar em Bom Jesus um programa pioneiro de reciclagem envolvendo estudantes

Programa será desenvolvido em cinco escolas do município e na APAE

O primeiro ecoponto do programa Recicle Bem Faça o Bem entrou em funcionamento nesta sexta-feira,05/11, na escola de Ensino Fundamental Irmãs Ramos em Bom Jesus. A aluna Taylini Paim depositou as embalagens recicláveis e conferiu no aplicativo como ficou a pontuação. A cerimônia contou com a participação de autoridades municipais e representantes da Encanttus Confecções, empresa idealizadora do programa e que firmou contrato com o município.  O diretor José Danilo Vaccari, disse que o Recicle Bem Faça o Bem surgiu da preocupação com o destino das embalagens que eram utilizadas na empresa.

O projeto que começou a ser estruturado há dez anos passou por diversas adaptações com o objetivo de atender as exigências da legislação ambiental. Vaccari acrescenta que o viés educativo do programa é algo relevante e atende as expectativas dos educadores. Ele cita o caso da fabricação do uniforme escolar de forma sustentável a partir de materiais recicláveis. “Temos a certeza que irá funcionar muito bem este programa no ambiente educacional”.

A Secretária de Educação e Cultura Márcia Freitas Oliveira, ressaltou que essa é uma grande oportunidade para ser formar cidadãos mais responsáveis e conscientes destinando corretamente este material para um local devidamente apropriado, contribuindo assim para um meio ambiente mais saudável. O Secretário de Meio Ambiente Luiz Everton Ferreira lembrou que o programa Recicle Bem Faça o Bem vem atender uma das metas da administração que é melhorar a destinação do lixo na cidade. Como o vidro não é possível ser entregues nos ecopontos nas escolas, Luiz Everton adiantou que a Secretaria fará uma campanha para recolher exclusivamente vidros.

A prefeita Lucila Maggi lembrou que as crianças são as mais eficientes mensageiras das boas ideias. “Acreditamos que todos os alunos irão aderir essa proposta, e por consequencia envolver todas as famílias”.  A prefeita ainda ressaltou que desde o começo do governo, a preocupação com o destino do lixo em Bom Jesus está presente nas ações da administração. Cinco escolas estão envolvidas neste programa além da APAE: Escola Municipal Irmãs Ramos, Escola de Educação Infantil Dorvalina Jacoby Silveira, Escola de Educação Infantil Marieta de Oliveira Reis, Escola de Educação Infantil Irmã Maria Branca e a Escola Municipal Bom Jesus.

Como funciona

A partir da adesão ao programa o conteúdo fará parte também do Plano Pedagógico das escolas sendo uma ação interdisciplinar. Haverá um ecoponto em cada uma das escolas participantes assim como os demais materiais do Recicle Bem, Faça o Bem. Cada aluno deverá entregar no mínimo 1.600 embalagens por ano. Em casa, o estudante faz a separação dos resíduos que podem ser reciclados (exceto o vidro) e a limpeza correta, na sequencia guarda na Ecobag (sacola que será entregue aos estudantes) e leva até a escola. Lá terá uma máquina que comprime e armazena adequadamente as embalagens.

No sistema de trocas, cada embalagem vale o equivalente a um ponto. Somados, esses pontos serão utilizados na troca por uniformes escolares sustentáveis, materiais escolares e por outros prêmios relacionados a educação que o município irá oferecer.  O programa tem um aplicativo em que cada aluno poderá consultar a sua pontuação.

Acesse a GALERIA DE FOTOS