02/05/2024 Gabinete da Prefeita

Ações Municipais em Resposta aos Danos Causados pelo Vendaval e Aviso de Chuvas Intensas

A Prefeitura de Bom Jesus decretou estado de emergência após um forte vendaval atingir o município, resultando em danos significativos, principalmente nas localidades de Itaimbezinho e Potreiro Grande.

No último sábado, como em todo o estado, o município de Bom Jesus foi surpreendido por um forte vendaval, se assemelhando a um pequeno tornado, que afetou principalmente as residências urbanas e  localidades do interior como Itaimbezinho e Potreiro Grande. Em resposta imediata a essa situação emergencial, a Prefeita Lucila Maggi mobilizou recursos e equipes da Defesa Civil para prestar assistência à população atingida.

As equipes da Defesa Civil, em coordenação com outros órgãos municipais, trabalharam incansavelmente, distribuindo lonas e prestando apoio logístico até o início da madrugada, visando minimizar os danos e garantir a segurança dos cidadãos afetados.

As famílias mais atingidas estão sendo acolhidas na Escola Irmãs Ramos, onde recebem apoio, abrigo e alimentação, enquanto enfrentam esse momento difícil. A Prefeitura, em parceria com instituições locais, está trabalhando para garantir que todas as necessidades básicas dessas famílias sejam atendidas.

Devido à magnitude dos estragos de sábado, a Prefeita Lucila Maggi expediu um Decreto de emergência, reconhecendo a situação e irá emitir um decreto de calamidade pública, disponibilizando recursos adicionais para as ações de reconstrução e apoio às famílias prejudicadas.

Além disso, a Prefeita Lucila Maggi e equipes da Defesa Civil estão realizando vistorias nas casas mais atingidas para garantir a segurança dos cidadãos e avaliar os danos causados pelas intempéries.

Diante do cenário atual, a Prefeitura de Bom Jesus alerta a população sobre a previsão de chuvas intensas para os próximos dias. Segundo os dados meteorológicos, espera-se um acúmulo de aproximadamente 100mm de chuva, o que pode agravar ainda mais a situação das áreas já afetadas e provocar novos transtornos em outras regiões do município.

Devido à iminência dessas condições climáticas adversas, a Prefeitura recomenda que os cidadãos permaneçam atentos às orientações da Defesa Civil e adotem medidas preventivas, como o reforço das estruturas das residências e a atenção especial às áreas de risco de alagamento e deslizamento.

A Prefeitura de Bom Jesus reitera seu compromisso com o bem-estar e a segurança de todos os munícipes e continuará trabalhando incansavelmente para mitigar os impactos desses eventos climáticos e para garantir uma rápida recuperação das áreas afetadas.

CLIQUE AQUI E VEJA O DECRETO MUNICIPAL